Abriu ontem em São Paulo a exposição “Corpo Humano: Real e Fascinante”, que objetiva mostrar ao público a anatomia humana na sua amplitude, através de cadáveres preservados por uma técnica especial.
Os corpos foram inicialmente embalsamados para preservação dos tecidos. Depois passaram por uma desidratação por imersão em acetona. A substância preencheu o corpo no lugar dos líquidos corporais e foi posteriormente eliminada como vapor em uma câmara a vácuo. Em seu lugar, foi aplicada uma solução de polímeros em silicone líquido. A finalização do processo se deu com a aplicação de um composto que enrijece o silicone, dando aos tecidos uma consistência plástica.
O mentor da exposição é o Dr. Roy Glover, diretor médico e professor emérito de anatomia e biologia celular na Universidade de Michigan.
Eu já postei aqui sobre esse tipo de exposição bem no começo do SBD, em julho do ano passado, o Body World, criado e dirigido pelo também médico, o Dr. Gunther von Hagens, que inventou essa técnica de conservação em 1977, chamada por ele de Plastination. Confira o site oficial.


Nenhum comentário:
Postar um comentário